quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Segue o relato do Roberto/Gislene sobre a Reunião da Equipe Internacional da Fraternidade Leiga Charles de Foucauld realizada em Spa/Bélgica.........
ENCONTRO DA EQUIPE INTERNACIONAL DA FRATERNIDADE LEIGA CHARLLES DE FOUCAULD
(REALIZADO EM SPA (BELGICA) DE 22 A 30 DE AGOSTO DE 2008)
Roberto e Gislene
Como representantes do Continente Americano, participamos do 1º Encontro da Equipe Internacional, dois anos após a eleição realizada em Arusha, conforme o calendário que naquela ocasião foi estabelecido.
Reunidos em Spa, Bélgica, durante uma semana, Antoinette, Coordenadora da Equipe Internacional, e seu marido Henri, um dos coordenadores europeus ,juntamente com os representantes dos outros continentes, compartilhamos momentos fortes de oração e de aprofundamento da espiritualidade do Irmão Carlos, relatamos um pouco do que se passa em nossas fraternidades, no Brasil e na América, e ouvimos relatos bastante vivos sobre a vida de diversas fraternidades de algumas regiões da Ásia, da Oceania, da África, da Europa e do Mundo Árabe.
Miong-jun, da Coréia, juntamente com o Irmãozinho Pierre, representou a Ásia; o casal Peter e Gertrude, representou a África e o Irmãozinho Michel que seria intérprete, assumiu a representação do Mundo Árabe uma vez que Emad Zakir, do Egito, não obteve o visto para entrar na Bélgica e, dessa forma, não pôde comparecer à reunião. O Padre Jean Pierre Dupont, da Fraternidade Sacerdotal, que vem acompanhando esta Equipe Internacional desde o início, também esteve conosco durante todo o Encontro e, com seu testemunho vivo, ajudou-nos muito na caminhada daqueles dias.
Os coordenadores da Ásia, da África e do Mundo Árabe, a partir de seus relatos, nos deram uma imagem das dificuldades que a maior parte das Fraternidades dos países desses continentes encontra para formar-se e para sobreviver em meio a tantas adversidades sociais, religiosas e econômicas.
Apesar das dificuldades, há razão para muita alegria, pois a Fraternidade floresce por todo o mundo, inclusive na América onde membros das Fraternidades dos Estados Unidos e do Canadá começam, cada vez mais, a responder presente. Quanto ao nosso continente, foi com alegria que todos os participantes receberam a notícia de nosso Encontro Americano, a ser realizado no Chile no próximo mês de janeiro de 2009, entre os dias 06 e 12.
Entendemos que precisamos continuar a orar, muito e cada vez mais, uns pelos outros para que as Fraternidades continuem sua caminhada, em seus diferentes estágios, lá e cá, com base na espiritualidade do Irmão Carlos, sendo “fermento” e gritando o Evangelho com nossas vidas e com nossas ações, mesmo que modestas, em benefício de tantos irmãos. Para tanto, é necessário que estejamos atentos ao que está a nossa volta, a quem está a nossa volta e, sobretudo, aos migrantes e aos imigrantes que, hoje, mais do que nunca, estão por toda parte, em todos os países e continentes.
A Fraternidade européia, muito atenta aos problemas vividos pelos imigrantes em decorrência da globalização e da mundialização, recebeu-nos carinhosamente, proporcionando-nos dias muito ricos de convivência e partilha; ouvindo, apoiando, interrogando e refletindo com cada continente, entre tantas coisas, sobre a necessidade de que as Fraternidades Leigas, em toda parte, tornem-se cada vez mais autônomas no que concerne às questões financeiras, como a criação e a manutenção de nossos “caixas” nacionais e continentais. Da mesma forma foi enfatizada a necessidade do desenvolvimento de atividades e de relacionamentos concretos de solidariedade entre o Norte e o Sul.
Foram, também, bastante discutidas questões relativas ao Boletim Internacional, às relações com o mundo exterior, à necessidade da formação continuada dos membros das fraternidades e da progressão da vida fraterna.
A próxima Assembléia Internacional , em 2012, já começou a ser pensada e deverá tomar impulso com as contribuições de todos os Continentes, a partir do Encontro da Equipe Internacional a ser realizado em 2010, possivelmente na Coréia.
É muito importante registrar que contamos com a preciosa colaboração de nossas irmãs da Fraternidade belga: Joana, Maria e Mariana que assumiram a cozinha durante todo o Encontro e de Nicole que foi nossa tradutora para o Inglês, auxiliando na riquíssima participação de Peter e Gertrude que, de outra forma, poderia ter sido prejudicada.
No dia 30, a Fraternidade da Bélgica veio ao nosso Encontro e pudemos partilhar a Celebração Eucarística e um lanche comunitário antes de voltarmos para o Brasil.
Além das atividades internas, pudemos participar de uma concorrida missa dominical com a comunidade local no Mosteiro Beneditino Saint-Remacle, almoçar em companhia dos monges e, à tarde, visitarmos as minas de carvão de Blegny, hoje felizmente desativadas.
Durante a semana, tivemos ainda a ocasião de visitar, ao anoitecer, o bonito e austero Santuário de Nossa Senhora de Banneux, a Virgem dos Pobres, onde ocorreram as aparições de Maria Santíssima à menina Mariette Beco, em 1933. Nessas aparições, Nossa Senhora pedia-lhe para rezar, rezar, rezar...
Segue a Mensagem Final do Encontro:
Mensagem Final
A Equipe Internacional da Fraternidade Secular Charles de Foucauld, reunida em Spa (Bélgica) de 22 a 30 de agosto de 2008, ouviu o relato dos representantes de cada região e analisou a situação das Fraternidades em cada um dos continentes em que as Fraternidades Leigas estão presentes.
A Equipe Internacional quer, inicialmente, exprimir a sua solidariedade ao representante do mundo árabe, Emad Zakir, o qual, por razões administrativas, não obteve o devido visto e não pôde deixar o Egito para participar da reunião da Equipe Internacional na Bélgica. Nós, os demais integrantes da Equipe Internacional, encaminhamos um documento no qual interpelamos as autoridades belgas a esse respeito.
Nós vivemos momentos fortes de partilha fraterna e eucarística, de oração e de aprofundamento d as intuições de Charles de Foucauld como desbravador e testemunha exemplar da solidariedade Norte-Sul.
Decidimos prosseguir e aprofundar o trabalho nos diferentes continentes, em função das necessidades de comunicação (1) entre nós de modo a favorecer a colegialidade.
A coordenadora da Equipe Internacional, Antoinette Roberti, reconduzida pela Equipe Internacional à mesma função, dedicar-se-á ao bom funcionamento da Equipe, respeitando os compromissos já assumidos pelos continentes em Arusha e reiterados nesta reunião, continuando a assumir a representação da Fraternidade.
Nós encorajamos as Fraternidades a continuarem a dar destaque aos desafios apresentados pela Assembléia de Arusha em 2006. (2)
De modo muito especial, a Equipe Internacional convida as fraternidades a observarem atentamente a situação dos estrangeiros nas suas respectivas sociedades. As Fraternidades deverão procurar partilhar suas análises e reflexões com os coordenadores nacionais e continentais.
Nós encorajamos, igualmente, as diversas formas de parceria entre as Fraternidades do Norte e do Sul, sempre no espírito de eqüidade e de respeito mútuo.
Fraternalmente
A Equipe Internacional Spa, 29/08/08
(1) Reuniões locais, regionais e continentais
Delegação de responsabilidades
Aprofundamento e formação
Caixa nacional e continental
Cooperação com os outros ramos da Família Espiritual.
(2) Os desafios :
- aprofundar em nossas Fraternidades o espírito de escuta e de amizade a fim de que cada um, de onde quer que ele venha, seja reconhecido e contribua para fortalecer a fraternidade
- continuar com toda a lucidez e no respeito mútuo, o diálogo com os muçulmanos, com as outras religiões e com os não-crentes
- intensificar a colaboração com todas as associações que lutam pelo respeito e pelo desenvolvimento de todos os homens, pela promoção da paz e por uma repartição mais justa das riquezas
- criar comunidade no meio em que vivemos, continuando abertos e ecumênicos, respeitando cada cultura em sua diversidade
- seguindo as pegadas do Irmão Carlos, viver plenamente do amor de Jesus, aprofundando sua mensagem, reservando tempo para a oração, partilhando a Eucaristia e vivendo encontros fraternais.
( Legenda da foto: da esquerda para direita:Irmãozinho Michel LeClair do Egito, Henry Roberti da Bélgica,Peter Mbuchi do Quênia, Miong-sun da Coréia, Gertrude Mbuchi do Quênia,Antoinette Roberti da Bélgica,Gislene do Brasil,Roberto do Brasil,Irmãozinho Pierre Avril da Coréia e Padre Jean Pierre Dupont da Bélgica )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário