Lançamento da Agenda Latino -Americana Mundial 2009
"" Para um socialismo novo a utopia continua"
-Palavras do Irmão Companheiro Dom Pedro Casadáliga:
"Mais uma vez a nossa Agenda nos convida a assumirmos 'o que deve ser feito'; isso significa a palavra "Agenda.
No lançamento nos encontramos, de perto ou de longe, tantos companheiros e companheiras da caminhada; uma tribo de utopia e de solidariedade, de compromisso com o Reino e suas causas, de renovada militância política e social.
A Agenda nos convoca sob a memória dos mártires e de todos e todas que nos acompanham como a nuvem luminosa pelo deserto.
Somos utopia e fazemos questão de ser.O subtítulo desta Agenda de 2009 nos recorda que "a utopia continua".Nada, ninguém,pode nos proibir de sonhar, de assumir, de esperar, "contra toda a esperança, esse Mundo Novo Possível.
Queremos socializar a vida,a história, numa democracia que seja econômica, política, cultural.Por que não "um socialismo novo"?Local e global, desde as próprias identidades para a grande identidade fundamental que é nossa condição humana, nossa condição de filhos e filhas de Deus.
Seguimos, seguiremos, Unidos e esperançados, radicais e livres, contra toda discriminação e exclusão, no campo e na cidade, no nosso Brasil e com toda a Nossa América.
O lançamento este ano, aí em São Paulo, é também uma proclamação agradecida da vida e testemunho de nossa Lília, madrinha da Agenda Latino-americana e universal.
Irmãs, irmãos, a festa é nossa, o Evangelho é dos pobres. E vocês já sabem o poema:
Somos pobres, porém somos a maioria, somos o futuro.
Como o irmão Parkinson incluído, abraço a toda tribo"agendada", com uma infinita ternura e sem medo de sermos socialistas novos...
Deus e o povo, a história e o Evangelho, o Reino, gente querida, que é o sonho de Jesus de Nazaré"
Além da fala ternura e estimulante de Dom Pedro Casaldáliga( que foi também um dos homenageados) o momento celebração-lançamento da Agenda homanegeou várias homens e mulheres que, irmanados na agenda de um novo mundo, criaram e criam novas formas de expressão concreta da utopia que nos anima na nossa luta.
Dentre eles, o idelizador da Escola da Ponte,em Portugal, Professor José Pacheco, , a juiza brasileira Dora Aparecida Martins, da Associação de Juizes pela Democracia, os catadores de materiais recicláveis da cooperativa "Reciclando a Esperança", o Professor Ariovaldo Umbelino e o Jornal Brasil de Fato.
Representando a Fraternidade Leiga Charles estavam Nicomedes, Naldo e Regina.
Para adquirir a agenda ou organizar ato de lançamento da mesma, entrar em contato com a Editora Ave Maria: http://www.avemaria.com.br/
Tel: 11-38231060
Nenhum comentário:
Postar um comentário